Curso de Formação de Agentes de Trânsito conforme Portarias 94/17 e 150/21 do Denatran

 
Recebendo inscrições - Horário:

Nos dias úteis das 13h30h as 17h00 (exceto pontos facultativos nacionais) .

 
Objetivo

Realizar o curso de Formação de Agentes de Transito conforme as Portarias 94/17 e 150/21 do Denatran que devem executar as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Tem o objetivo de possibilitar, uma visão abrangente e integrada sobre as questões de trânsito, de forma a que sua atividade diária na rua, tenha uma função diferenciada, se sentindo plenamente seguro para transmitir confiança à população e dar apoio às áreas de Engenharia e de Educação, não só operando e fiscalizando, mas também, trazendo subsídios importantes para a elaboração e correção de projetos. Serão abordadas, ao longo de todo curso, e em módulos específicos, questões comportamentais, de relacionamento interno e externo com os usuários da via.

Consideramos este curso de fundamental importância técnica e política para a Prefeitura Municipal, pois estes agentes terão contato direto com o munícipe e representam a "imagem viva” do órgão Público, além de ser obrigatório para a efetiva atração como Agentes da Autoridade de Trânsito.

 
Metodologia

a. o curso será realizado online, com 3h30 diárias, durante 50 dias úteis .

b. Serão utilizados estudos de situações tipo e dramatização de fatos reais, de maneira a possibilitar uma maior fixação dos conhecimentos novos, além da utilização de recursos audiovisuais (vídeos, ''slides'', projeções), além de intervenções psicopedagógicas específicas para as questões comportamentais e de relacionamento interno e externo.

c. Serão realizados exercícios escritos e práticos que darão subsídios para a avaliação, e provas que possibilitarão a verificação do grau de aprendizagem e a necessidade de reciclagem para quem não atingir o nível mínimo necessário estabelecido na Portaria, tais como, 75% de frequência e nota 7,0 de avaliação para cada modulo.

d. A apostila do curso será disponibilizada em PDF como material de apoio.

e. Recomendamos que para acompanhamento da realização das atividades dos agentes, alguns profissionais dos órgão seja inscrito como aluno para conhecimento do conteúdo desenvolvido no curso.

 
Público Alvo

Agentes concursados

 
Programa

MÓDULO I - Legislação de Trânsito 40 h/a

• Conceitos e Definições;
• Normas de Circulação e Conduta;
• Sistema Nacional de Trânsito;
• Medidas Administrativas e Penalidades;
• Dados a serem observados na CNH e CLA; • Veículos;
• Normas do CONTRAN e do DENATRAN aplicadas à Fiscalização e Operação de Trânsito.


MÓDULO II : Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito 20 h/a

• Conceito de Mobilidade e Circulação;
• Elementos da Engenharia de Tráfego;
• Sinalização Viária (vertical, horizontal e semafórica, etc.);
• Fiscalização Eletrônica.


MÓDULO III: Legislação de Trânsito Aplicada 48 h/a

Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito

MÓDULO IV: Ética e Cidadania - 08 h/a

• Conceitos e Definições
• Ética geral
• Ética profissional
• Cidadania e trânsito

MÓDULO V: Psicologia Aplicada 12 h/a

• Conceitos e Definições;
• Comunicação interpessoal;
• Administração de conflitos;
• Diferenças individuais;
• Assertividade

MÓDULO VI: O Papel Educador do Agente 08 h/a • Conceitos e Definições;
• O agente enquanto educador de trânsito(observar Art. 280 do CTB)
• O auto de infração como ato vinculado


MÓDULO VII: Língua Portuguesa - 08 h/a

• Noções Básicas de Comunicação:
• Oral
• Escrita

MÓDULO VIII: Operação e Fiscalização de Trânsito - 16 h/a

• Conceitos e Definições
• Técnicas de Abordagem;
• Operação;
• Fiscalização;
• Integração com a engenharia de trafego

MÓDULO IX – Prática Operacional – 40 h/a

• Técnicas de Abordagem;
• Prática de Fiscalização;

 
Corpo Docente

Arq. Urb. Maria da Penha Pereira Nobre Com especialização na área de Trânsito, Mobilidade e Segurança e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Trabalhou 25 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo. Participou da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro; fez curso de especialização em transportes e trânsito na França; trabalhou na Venezuela e no México; foi consultora do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, do Programa Monumenta/BID/Unesco do Ministério da Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República – SEDU; foi presidente da Comissão de Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, conselheira do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN de São Paulo, coordenou e ministrou cursos dentro do “Programa Nacional de Capacitação das Cidades” do DENATRAN/Ministério das Cidades em todo território nacional. Coordenadora da Divisão Técnica de Trânsito do Instituto de Engenharia / conselheira do CEDATT SP; Diretora do IMEP; Coordenadora técnico-pedagógica dos cursos de pós-graduação do IMEP e dos cursos abertos nas áreas de Trânsito e Transportes; Coordenadora e professora de inúmeros cursos de Formação de Agentes de Trânsito em várias cidades: Belém, Fortaleza, Teresina, Campina Grande, Cuiabá, Aracaju, Ribeirão Preto, Maringá entre outros.

Juarez Marinho do Nascimento Advogado Especialista em Trânsito - É Pós-Graduando em Engenharia e Operação de Trânsito, tem Pós-Graduação em Gestão e Normatização de Trânsito e Direito Civil e Processo Civil. Trabalha há 23 anos na área de Trânsito, tendo começado a carreira como agente de trânsito exercendo as atividades de operação e fiscalização de Trânsito de São José dos Campos/SP, posteriormente exerceu também as funções de monitor, supervisor operacional e supervisor de sinalização; É Conselheiro do CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo; Professor nas matérias de Direito Administrativo, Legislação de trânsito nos cursos de Pós Graduação Direito/Engenharia de Trânsito pelo FACEAT; Professor nas matérias de Direito de Trânsito e Engenharia de Trânsito nos cursos de Formação de agentes de trânsito pelo CEAT/FACEAT em vários municípios.

Renato Campestrini – Bacharel em direito, advogado, especialista em Trânsito, Mobilidade e Segurança pela FAMESP; trabalhou na URBES – Trânsito e Transportes – Órgão Executivo de Trânsito do Município de Sorocaba/SP atuando por vinte e três anos nas áreas de transportes, com ênfase em legislação de trânsito, análise de tráfego e educação; foi Membro da Comissão de Estudos e Assuntos de Trânsito – Seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/SP; foi Membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI do Município de Sorocaba; participou de inúmeros cursos específicos nas áreas de Mobilidade, Segurança, Educação e Gestão de Trânsito; é Presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI do DETRAN/SP na região de Sorocaba; é consultor técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV; Colunista da Mobilidade Urbana da Radio Cruzeiro FM , 92,3 Mhz de Sorocaba; é Professor de cursos do Instituto de Mobilidade e Educação PLANO-IMEP/PLANOTRAN sobre legislação e fiscalização de trânsito.

Vanderlei Coffani Engenheiro civil, com curso de Pós-graduação em Transportes pela Escola Politécnica e em Planejamento Urbano pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, ambas da Universidade de São Paulo; Implantou e foi dirigente da área de trânsito na Prefeitura de Sorocaba/SP por 14 anos; Participou da Elaboração do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume I – Sinalização Vertical de Regulamentação do CONTRAN como membro da Comissão de Trânsito da ANTP; Ministrou onze cursos pelo IMEP/PLANOTRAN para o Ministério das Cidades/DENATRAN sobre Definição e Controle de Velocidade em Vias Públicas, Gerenciamento do Setor de Sinalização e Projeto de Treinamento de Interseção em diversas capitais do Brasil; Ministrou aulas pelo IMEP/PLANOTRAN sobre o Módulo de Conceitos de Engenharia de Tráfego no Curso de Especialização em Planejamento, Gestão de Transportes e Meio Ambiente patrocinado pelo Banco Mundial para a Prefeitura de Curitiba, especificamente para o Instituto de Pesquisa e Planejamento – IPPUC, para a empresa Urbanização de Curitiba- URBS e para a Secretaria de Trânsito- SETRAN, com a interveniência da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, 2014-2015; Professor nos cursos de pós-graduação MBA de Trânsito, Mobilidade e Segurança no módulo de Engenharia de Trânsito, do IMEP e nos cursos específicos de Engenharia de Tráfego, Sinalização e Projeto; Participou da Elaboração dos Planos de Orientação de Tráfego de Sorocaba e São Roque; É consultor na área de mobilidade urbana, com ênfase em engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, desenvolvendo também projetos nessa área para vias urbanas e acessos rodoviários; É Vice Coordenador da Divisão de Trânsito do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Wlamir Lopes da Costa Engenheiro Civil, formado em 1986 pela Universidade São Francisco / Faculdade de Engenharia Civil de Itatiba com Especialização em Trânsito: Mobilidade e Segurança, pelo IMEP – Instituto de Mobilidade e Educação Plano. Profissional com mais de 40 anos de experiência na área de Engenharia de Tráfego, tendo trabalhado nas áreas de projetos e operação de trânsito na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo – CET/SP, bem como consultor técnico na área de operação de tráfego rodoviário para o DER/SP e, mais recentemente, como Diretor de Trânsito do Município de Jundiaí. Lecionou em cursos de especialização de Engenharia e Sinalização de Tráfego para o Grupo Educacional FEITEP/Instituto Keynes e para o Centro Universitário de Lins - UNILINS, bem como de Gestão de Segurança Viária para a Escola Pública de Trânsito do DETRAN/SP.

 
Valor Investimento

R$ 3x de R$ 780,00 cada (1 parcela na confirmação do curso; 2 parcela: 30 dias após inicio do curso; 3 parcela após 60 dias do inicio do curso)

Forma de pagamento PJ: Empenho antecipado ou transferência bancária. Para pessoa física temos outras formas disponiveis

- Quantidade mínima de Participantes: 25 alunos e máxima de 35.

Após recebermos as inscrições e formarmos a turma, confirmaremos a realização do curso até 10 dias antes da data de início e enviaremos por email os dados para o pagamento do curso.

 
Forma de Pagamento

- Deposito bancário antecipado
- Nota de empenho (p/ órgãos públicos)
- Cartao de credito parcelado

O acesso ao curso pela plataforma Zoom será liberado com as condições completadas

 
Local e Hospedagem

Curso ON LINE -ao vivo com o professor

 
Certificação

Será aprovado no curso, o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de 70%. Caso não possua, precisara repeti-lo em outra turma, o aluno precisará estar com câmera ligada durante todo o curso.

 
Informações


Para se inscrever, clique abaixo em Inscrição On Line. Confirmaremos o recebimento da inscrição no email que informar.

(11) 3746-6010 - 3771-5459


 
 
Inscrição Online Indique para um amigo Imprima esta página Solicitar proposta in company