Curso PROJETO DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO: Mód.I: Conceitos Básicos e Mód.II: Interseções, Estacionamento, Circulação de Veículos, Bicicletas e Pedestres

 
De 09 a 12 e de 16 a 19/11 - Horário:



Mód. I: De 09 a 12/11 - Das 09 as 12 horas
4 dias com 3h por dia (12 h com o professor e 2 horas de estudo do aluno)

Mód. II: De 16 a 19/11 - Das 09 as 12 horas
4 dias com 3h por dia (12 h com o professor e 2 horas de estudo do aluno)

 
Objetivo

Proporcionar aos profissionais de trânsito uma visão abrangente das questões associadas à circulação e estacionamento de veículos, à circulação de pedestres e à sinalização, conforme as resoluções 160, 180, 236, 243, 302, 303, 304, 483, 486, 600, 690 e 738. Fornecer informações aos profissionais de órgãos executivos municipais de trânsito no sentido de possibilitar o desenvolvimento de projetos de sinalização, focando o tratamento de interseções e a circulação de veículos e pedestres. No tratamento de interseções são abordadas desde as mais simples, passando pelas consideradas de dificuldades médias, até projetos mais complexos, envolvendo pequenas adequações geométricas. Na abordagem da circulação são apresentados projetos voltados para a melhora da fluidez e segurança do tráfego geral, do transporte coletivo, de ciclistas e pedestres.

 
Aplicação

Elaboração de projetos sobre:

Melhoria da fluidez do trânsito geral bem como de ônibus e bicicletas; planos de circulação; melhorias para a circulação segura e confortável de pedestres; aspectos de segurança como controle de velocidade, especialmente a definição da velocidade e a sinalização de regulamentação em função da localização dos radares, as infrações e as penalidades; medidas de moderação do tráfego ("traffic calming") em vias residenciais; regulamentação de estacionamento e parada, operação de carga e descarga, estacionamentos especiais - Deficientes Físicos, Rotativo, Táxis, Veículos de Frete, Área de Segurança, entre outros, suas infrações e penalidades e visão geral da sinalização de orientação do trânsito.

 
Público Alvo

Engenheiros, arquitetos e técnicos com experiência na área de trânsito.

 
Programa

>>MÓDULO I: CONCEITOS BÁSICOS - De 19 a 22/10
4 dias com 3h por dia (12 h com o professor e 2 horas de estudo do aluno), aborda:

Este módulo apresenta os conceitos básicos da sinalização sob dois aspectos: o operacional - seu uso nos projetos, e o executivo – diagramação, materiais, produção e execução. Apresenta também conceitos básicos de engenharia de tráfego e os componentes típicos dos projetos.

1. ASPECTOS INSTITUCIONAIS:
O Código de Trânsito Brasileiro: Aspectos gerais; uso do solo e trânsito – geração de viagens, mobilidade; Qualidade no trânsito: cliente-cidadão; Deveres e responsabilidades do órgão municipal de trânsito; O Sistema Nacional de Trânsito; Engenharia, Educação, Implantação da Sinalização, Operação e Fiscalização de Trânsito: a importância da integração.

2. SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO: :
O CTB e a sinalização: principais artigos e a Resolução 160; Conceitos básicos e características principais da sinalização; Classificação da sinalização: Sinalização vertical e as Resoluções 180,243,486; Sinalização horizontal e a Resolução 236; Sinalização semafórica e a Resolução 483; Dispositivos auxiliares e sinalização temporária e a Resolução 690; Sinalização sonora; Sinalização por gestos.

3. A CIDADE E O TRÂNSITO:
Trânsito e transporte; Trânsito e ambiente; Definição de via para o CTB; Classificação das vias; Características dos fluxos veiculares; Polos geradores de tráfego. .

4. PROJETOS:
Características de um projeto de engenharia de tráfego. Pontos críticos de segurança e fluidez: soluções de baixo custo e rápida implantação; Uso da sinalização: posicionamento; relacionamento com outros tipos de sinalização; áreas padrão; afastamento lateral; representação gráfica. Etapas de um projeto: pesquisas e levantamentos preliminares; elaboração; planilhas de quantidades; especificações de materiais e métodos de execução. Gestão de projetos: controle do andamento, bancos de dados; sistema georreferenciado.

Inscrição somente para o módulo I: Clique em inscrição Online e no campo nome escreva seu nome e ao lado -Mód.I



>>>>MÓDULO II : MOBILIDADE: SEGURANÇA E FLUIDEZ; INTERSEÇÕES; ESTACIONAMENTO E CIRCULAÇÃO - De 26 a 29/10
- 4 dias com 3h por dia (12 horas com o professor e 2h de estudo do aluno)


TRATAMENTO DE INTERSEÇÕES:
Este módulo aborda os projetos mais comuns no tratamento das interseções urbanas.

• Interseções simples: tratamento com sinalização vertical e horizontal.
• Canalização de tráfego no controle de fluxos: conceito e aplicações; uso da sinalização horizontal e auxiliar para reforçar a regulamentação da preferência de passagem, definir trajetórias para os veículos e controlar a velocidade.
• Refúgios para pedestres em travessias longas ou interseções complexas.
• Minirrotatórias: hierarquização dos movimentos e controle da velocidade.
• Semáforos: características, tipos e requisitos básicos para implantação.
• Pequenas alterações geométricas, gabaritos de giro.
• Mudanças na circulação.


ESTACIONAMENTO E CIRCULAÇÃO
Aborda o uso das vias por veículos e pedestres. Analisa os fatores associados à circulação e estacionamento de veículos e à circulação de pedestres.
1. VEÍCULOS
• MELHORIA NA FLUIDEZ:
Eliminação de descontinuidade física; controle do estacionamento; sincronismo de semáforos; binários; faixas exclusivas de ônibus; ciclovias e ciclofaixas; desvios de obras e sinalização.

• CONTROLE DA VELOCIDADE:
Regulamentação da velocidade: Percepção do condutor x percepção do pedestre; Ondulações transversais: Resoluções; Modelos; Sinalização. Dispositivos eletrônicos: modelos e aplicações: radares, lombadas eletrônicas; Aspectos legais.

• CONTROLE DE ESTACIONAMENTO E PARADA, PROIBIÇÃO E REGULAMENTAÇÃO:
Critérios para a definição da política de estacionamento; Sinalização R-6a, R-6b e R-6c; Estacionamento rotativo regulamentado pago: "Zona Azul", "Área Azul", "Faixa Azul", etc. Carga e descarga: Políticas de carga/descarga; Sinalização de regulamentação, advertência e orientação; Carga/descarga em áreas centrais e comerciais; Locais e horários para carga e descarga, com ou sem cobrança.

• SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO DE TRÂNSITO:
Função, características e importância; Topônimos; Sinalização: posicionamento na via e características; Placas diagramadas. .

2. BICICLETAS
Ciclovias e ciclofaixas: características geométricas; critérios de projeto; sinalização; estacionamento. .

3. PEDESTRES
O CTB e os pedestres; calçada e passeio; características dos pedestres: velocidade, comportamento, posturas e espaços pessoais; limitações de locomoção: idosos, pessoas com deficiências físicas e visuais permanentes e temporárias; características dos fluxos de pedestres; políticas de priorização da circulação segura e confortável dos pedestres; tratamento de calçadas e travessias de pedestres; calçadões; sinalização de advertência, de orientação e educativa. Moderação do tráfego ("traffic calming"). Áreas residenciais: tráfego de passagem x espaço comunitário;

Obs.: Ao longo do curso serão elaborados exercícios individuais e em grupo.

Para fazer o Mód.II é obrigatório fazer o Mód.I .
Inscrição para os Módulos I e II: Clique em Inscrição Online no rodapé

 
Corpo Docente

Vanderlei Cófani: Engenheiro civil, com curso de Pós-graduação em Transportes pela Escola Politécnica e em Planejamento Urbano pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, ambas da Universidade de São Paulo; Implantou e foi dirigente da área de trânsito na Prefeitura de Sorocaba/SP por 14 anos; Participou da Elaboração do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume I – Sinalização Vertical de Regulamentação do CONTRAN como membro da Comissão de Trânsito da ANTP; Ministrou onze cursos pelo IMEP/PLANOTRAN para o Ministério das Cidades/DENATRAN sobre Definição e Controle de Velocidade em Vias Públicas, Gerenciamento do Setor de Sinalização e Projeto de Treinamento de Interseção em diversas capitais do Brasil; Ministrou aulas pelo IMEP/PLANOTRAN sobre o Módulo de Conceitos de Engenharia de Tráfego no Curso de Especialização em Planejamento, Gestão de Transportes e Meio Ambiente patrocinado pelo Banco Mundial para a Prefeitura de Curitiba, especificamente para o Instituto de Pesquisa e Planejamento – IPPUC, para a empresa Urbanização de Curitiba- URBS e para a Secretaria de Trânsito- SETRAN, com a interveniência da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, 2014-2015; Professor nos cursos de pós-graduação MBA de Trânsito, Mobilidade e Segurança no módulo de Engenharia de Trânsito, do IMEP e nos cursos específicos de Engenharia de Tráfego, Sinalização e Projeto; Participou da Elaboração dos Planos de Orientação de Tráfego de Sorocaba e São Roque; É consultor na área de mobilidade urbana, com ênfase em engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, desenvolvendo também projetos nessa área para vias urbanas e acessos rodoviários; É Vice Coordenador da Divisão de Trânsito do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Maria da Penha Pereira Nobre: com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Trânsito: Mobilidade e Segurança; trabalhou 25 anos na Companhia de Engenharia de Tráfego - CET de São Paulo e no Departamento de Operação do Sistema Viário - DSV de São Paulo; participou da elaboração do Código de Trânsito Brasileiro; fez curso de especialização em transportes e trânsito na França; trabalhou na Venezuela e no México; foi consultora do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, do Programa Monumenta/BID/Unesco do Ministério da Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República-SEDU; foi Presidente da Comissão de Trânsito da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP e Conselheira do Conselho Estadual de Trânsito - CETRAN de São Paulo representando o Instituto de Engenharia e a sociedade civil; coordenou e ministrou cursos dentro do "Programa Nacional de Capacitação das Cidades" do DENATRAN/Ministério das Cidades em todo território nacional; é Coordenadora da Divisão de Trânsito do Instituto de Engenharia, Conselheira do Conselho Estadual para a Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transportes – CEDATT do Estado de São Paulo, Diretora do Instituto Mobilidade e Educação PLANO – IMEP.

 
Valor Investimento

Inscrições: Incluído o material técnico:

Mód. I : Conceitos Básicos : R$ 337,00
Mód. II : Interseções; Mobilidade: R$ 337,00

Enviar ficha de inscrição até dia 29 de Outubro

 
Forma de Pagamento

- Deposito bancário ou PIX antecipado
- Nota de empenho (p/ órgãos públicos)
- Cartao de credito parcelado

O acesso ao curso pela plataforma Zoom será liberado com as condições completadas

 
Local e Hospedagem

Curso totalmente online, junto com o professor

 
Certificação

O Certificado será entregue para os participantes que tiverem no mínimo 80% de participação.

 
Informações

Para se inscrever, clique abaixo em Inscrição On Line. Confirmaremos o recebimento da inscrição no email que informar.

(11) 3746-6010 - 3771-5459


 
 
Inscrição Online Indique para um amigo Imprima esta página Solicitar proposta in company