CURSO PROGRAMAÇÃO SEMAFÓRICA

 
Inscreva-se para ser avisado da próxima turma - Horário:



Em breve - Das 09 as 12h00 horas
4 dias com 3h por dia (12 h com o professor e 4 horas de estudo do aluno)

 
Objetivo

Possibilitar uma visão detalhada do uso da sinalização semafórica, assim como programar adequadamente os semáforos isolados ou em rede. O curso é focado no dimensionamento e detalhamento dos elementos mais utilizados, em seu relacionamento com outros componentes de um projeto e nas questões tecnológicas relativas aos equipamentos existentes no mercado, de maneira a possibilitar que o aluno, ao retornar ao seu trabalho, possa aplicar imediatamente os conhecimentos adquiridos.

 
Público Alvo

Engenheiros, Arquitetos e Técnicos das áreas de Trânsito e Transportes.

 
Programa

1. O EMBASAMENTO LEGAL: O Código de Trânsito Brasileiro: Aspectos gerais; deveres e responsabilidades do Município; Sistema Nacional de Trânsito; A sinalização como geradora de direitos e deveres; A Visão geral da sinalização; o CTB e a sinalização; conceitos básicos e características principais da sinalização; classificação.

2. CONCEITOS BÁSICOS: Sinalização semafórica; Elementos componentes da sinalização da sinalização semafórica; Grupo focal: Significado das lentes, Seqüência luminosa dos grupos focais, Sustentação, Locação semafórica; Aproximação; Movimentos; Estágio; Transição de estágio; Grupo semafórico; Intervalo luminoso; Diagrama de tempo; Ciclo; Plano semafórico.

3. MODOS DE OPERAÇÃO SEMAFÓRICA: Fixo, Manual, Intermitente.

4. CONCEITUAÇÃO ESPECÍFICA PARA SISTEMA SEMAFÓRICO: Sistema ou rede de cruzamentos semafóricos; Defasagem; Sincronismo; Pelotão/dispersão.

5. PROGRAMAÇÃO SEMAFÓRICA: Conceitos básicos: Fluxo, Fluxo de saturação, Histograma, Método simplificado de histograma (estimativa), Capacidade, Taxa de ocupação, Cálculo de ciclo por Webster, Distribuição de verdes.

6. CAPACIDADE VIÁRIA: Conceito de Capacidade Viária e como calcular capacidade de um cruzamento, de uma avenida, de aproximações específicas e como utilizar este conceito tão importante na elaboração de projetos.

7.UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE PARA CÁLCULO DE PROGRAMAÇÕES SEMAFÓRICAS Serão apresentadas as funcionalidades do software de engenharia de tráfego e micro simulação semafórica o LISA+ , capacidade viária, grau de saturação, onda verde, filas e micro simulação e muito mais

8. EXERCÍCIOS TEÓRICOS: Exercícios envolvendo todos os itens ministrados

 
Corpo Docente

Tecnólogo Alexandre Zum Winkel: Consultor do IMEP, Diretor da Tranzum Planejamento e Consultoria de Trânsito, trabalhou na CET/DSV - São Paulo por 20 anos; fez especialização em tráfego e transporte na Universidade de Berlim; Coordenou as centrais de operação e programação semafórica da CET CTA's 2, 3 e 5 (todas com operação semafórica em tempo real, sistemas SCOOT e ITACA); colaborador no desenvolvimento da central em tempo fixo da empresa TESC Sistemas de Controle; Foi gerente de projetos, de implantação e manutenção do projeto CTAFOR em Fortaleza – CE. Possui grande conhecimento e uma larga experiência prática em programações e revisões de temporizações semafóricas em grande parte dos semáforos nacionais.

 
Valor Investimento

Inscrições: Incluído apostila PDF:

R$ 337,00

Enviar ficha de inscrição até dia 30 de Junho



Após recebermos as inscrições e formarmos a turma, confirmaremos a realização do curso até uma semana antes da data de início e enviaremos por email os dados para pagamento do curso.
 
Forma de Pagamento

- Deposito bancário ou PIX antecipado
- Nota de empenho (p/ órgãos públicos)
- Cartao de credito parcelado

O acesso ao curso pela plataforma Zoom será liberado com as condições completadas

 
Local e Hospedagem

Curso online em tempo real (ao vivo) junto com o professor

 
Certificação

O Certificado será entregue para os participantes que tiverem no mínimo 80% de participação.

 
Informações

Para se inscrever, clique abaixo em Inscrição On Line. Confirmaremos o recebimento da inscrição no email que informar.

(11) 3746-6010 - 3771-5459


 
 
Inscrição Online Indique para um amigo Imprima esta página Solicitar proposta in company