Programa de Orientação de Trânsito - POT

 
 
Objetivo

Capacitar e instrumentalizar técnicos e profissionais com interesse no desenvolvimento e implantação de programas de orientação de trânsito, objetivando distribuir os fluxos de veículos e pedestres de acordo com os desejos dos usuários das vias e com os estudos técnicos voltados ao aumento da segurança e fluidez.

O curso é organizado de maneira a proporcionar aos alunos, conhecimentos que lhes permitam, ao retornar ao órgão de trânsito, ter condições de diagnosticar e encontrar soluções aos problemas de identificação dos melhores percursos a serem sinalizados e da estratégia de sinalização. Além de aulas expositivas, são realizados exercícios práticos em classe.
 
Aplicação

Elaboração de diagnóstico, de programa de ação, projeto e detalhamento da sinalização de orientação.
 
Metodologia

 
Programa

1. O EMBASAMENTO LEGAL:
O Código de Trânsito Brasileiro: Aspectos gerais; deveres e responsabilidades do Município; Sistema Nacional de Trânsito;

2. O AMBIENTE URBANO:
A cidade, o trânsito e o transporte; trânsito e ambiente; o que é via para o CTB; classificação das vias; pedestres; o CTB e os pedestres; calçada e passeio; características dos pedestres: velocidade, comportamento e outras; portadores de deficiências; características dos fluxos veiculares e de pedestres; capacidade e nível de serviço na pista de rolamento e nas calçadas.

3. GERAÇÃO DE TRÂNSITO:
uso do solo e trânsito, pesquisa de origem e destino -OD, linhas de desejo dos usuários, deslocamento de veículos e a pé.

4. SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO:
visão geral: o CTB e a sinalização; conceitos básicos e características principais da sinalização; classificação; a sinalização vertical; SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO: objetivos, tipificação, classificação, padrões e cores.

5. PLACAS DE ORIENTAÇÃO DE DESTINO:
placas indicativas de sentido, placas indicativas de distância, placas diagramadas, placas indicativas e serviços auxiliares e outros: dimensões, materiais, tipos de suportes e custos.

6. ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROGRAMA:
formação ou contratação de equipe de planejamento, projeto e apoio, descrição dos passos fundamentais, planejamento e projeto, aplicações.

7. ELABORAÇÃO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO:
estratégia de implantação, projetos de locação de placas, suportes, exercícios.

8. GESTÃO DO PROGRAMA:
controle da qualidade dos projetos, das quantidades de placas e suportes, da estratégia de implantação e dos custos do programa.

Observações: Ao final do curso serão apresentados os trabalhos de grupo elaborados pelos alunos relativos à elaboração de um Projeto de Orientação de Trânsito para uma cidade virtual ou para uma cidade real escolhida dentre as cidades do grupo. Caso haja interesse de que sua cidade possa ser candidatada no processo de escolha, é necessário trazer os dados e plantas em várias escalas.
 
Público Alvo

 
Engenheiros, arquitetos e técnicos de instituições públicas e privadas.
 
Carga Horária

40 horas / 5 dias
 
Pré-Inscrição Indique para um amigo Imprima esta página Solicitar proposta in company