|
Linguagens Teatrais Aplicadas na Educação para o Trânsito |
|
|
Data do curso: |
|
Objetivo |
|
Oferecer uma vivência de linguagens teatrais com o intuito de mostrar aos participantes caminhos para o trabalho do teatro aplicado à educação para o trânsito;
Oferecer noções básicas para agentes multiplicadores da educação de trânsito, proporcionando uma vivência da linguagem teatral em três etapas: teatro convencional, teatro performático e teatro narrativo (contação de histórias);
Despertar em cada participante a iniciativa de novas práticas em educação, onde o teatro passa a ser um instrumento na formação de valores éticos e sociais no trânsito, sensibilizando crianças e jovens em idade escolar, bem como a comunidade de maneira geral. |
|
Aplicação |
|
Este curso dá continuidade aos cursos “Ações Práticas na Educação para o Trânsito - Módulo I” e “Técnicas Teatrais Aplicadas à Educação para o Trânsito- Módulo II”, e fornece informações teóricas atualizadas e a prática de ações concretas, através da vivência e projeto das atividades propostas. Durante o curso o aluno aprenderá não só como definir o conteúdo pedagógico como elaborará e participará de práticas que permitam a melhor compreensão das propostas. |
|
Metodologia |
|
- Aulas expositivas (elementos constituintes do trânsito e da linguagem teatral);
- Rodas de conversas;
- Vivência das linguagens teatrais (teatro convencional; teatro performático e teatro narrativo ou contação de histórias), por meio de jogos teatrais, atividades de improviso, produção e fruição estéticas;
- Construção de um projeto prático para ser aplicado nas comunidades de origem dos participantes. |
|
Programa |
|
TEMAS:
1. A educação de trânsito aplicada nas escolas como um tema transversal.
2. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem
3. Os três pilares no teatro: a voz, o corpo e a interpretação
4. A arte na educação: Vivência teatral – conflito (técnica de improviso): Experiências realizadas; Contador de história: técnica envolvente para qualquer faixa etária
5. Subsídios para a formação de agentes multiplicadores da Educação de Trânsito.
6. Passo a passo para a execução do projeto praticado na transversalidade para jovens do ensino médio:
TRABALHOS EM GRUPO:
a. Criação de uma história coletiva.
b. Preparação de cenas dos textos existentes.
c. Exercício prático do contador do contador de estória. Criação de roteiro, como ferramenta de educação e formação de valores.
d. Criação de cenas com temas alusivos ao trânsito.
e. Preparação das tarefas para os quadros de um
programa de auditório sobre educação de trânsito e cidadania.
Obs. Haverá a apresentação de duas sinopses teatrais de educação para o trânsito, enfatizando as diferenças para cada faixa etária além da realização de dinâmicas específicas para cada tema. |
|
Público Alvo |
|
|
Técnicos, educadores e profissionais de instituições públicas e privadas. |
|
Carga Horária |
|
40 horas / 5 dias |
|
|